BUSCA E APREENSÃO DE VEÍCULO: O QUE FAZER?
- phetersoncalazans
- 20 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2024
É sonho de grande parte dos brasileiros a aquisição de um veículo, ou a troca do seu por outro mais novo, e por isso muitos entram em financiamentos a perder de vista facilitando essa conquista.
Todavia os custos de um financiamento junto às instituições financeiras podem atrapalhar o seu sonho de consumidor, visto que os encargos financeiros, assim como os juros abusivos e demais tarifas acabam muitas vezes levando o seu contrato, ao custo final, de dois, ou até três veículos financiados.
Caro consumidor, se você tem um financiamento de veículo (carro ou moto) e, encontra-se com parcelas atrasadas, saiba que a qualquer momento a instituição financeira poderá ajuizar uma ação de busca e apreensão para reaver o seu bem, inclusive, esse bem pode ser tomado a força, sem a apresentação de sua defesa no Judiciário. Talvez enquanto você está lendo esta matéria aqui, algum mandado de busca e apreensão pode já estar nas mãos de um oficial de justiça destinado a aprender o seu veículo.
Importante frisar que não estamos aqui querendo te assustar, mas sim te informar dos perigos da inadimplência. Por muitos anos ouvimos o mito de que somente após o atraso de 3 parcelas do financiamento o banco entraria com a ação para buscar e aprender o automóvel do cidadão. Mas essa afirmação nunca foi verdadeira, pois basta 1 parcela em atraso para o banco ir atrás do seu veículo.
No entanto, saiba que o Poder Judiciário proíbe práticas abusivas praticadas pelas instituições financeiras, e, com isso, quem sai ganhando é você consumidor, pois, em alguns casos, por mais que o consumidor esteja devendo, a ação de busca e apreensão pode extinta por erro do próprio banco e o consumidor ter seu veículo devolvido.
Seguem alguns casos de nossos clientes que estiveram na mesma situação onde foram apreendidos os seus veículos, mas, com a atuação de nossos especialistas, obtiveram decisões favoráveis no Poder Judiciário, vejamos:
DECISÃO REVOGANDO A LIMINAR DE BUSCA E APREENSÃO
DECISÃO DO TRIBUNAL QUE SUSPENDEU DECISÃO
DE BUSCA E APREENSÃO
Nós do escritório de advocacia Alves e Calazans, atuante há 10 anos no ramo do Direito do Consumidor Bancário, encontramos à disposição para defender o seu direito. Se estiver passando por essa situação, entre agora mesmo em contato com a nossa equipe para saber dos seus direitos!










Comentários