top of page

O que o Clube de Futebol precisa fazer para obter o Certificado de Clube Formador

Essa é uma pergunta que recebemos recorrentemente pelos clubes de futebol, quando deveriam mesmo era perguntar qual o custo para a obtenção desse certificado.


ree

O Certificado de Clube Formador é um documento emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com validade de 1 ano, credenciando o clube para obter os benefícios de ser uma entidade formadora de atletas desde as categorias de base, com vantajosos benefícios, mas também carecedor de muito investimento, segundo a Lei Pelé.


As vantagens são conhecidas, como o direito de ser o primeiro clube a assinar a renovação do atleta, de obter indenização caso o atleta se recuse a assinar o seu primeiro contrato profissional com a equipe formadora, ou até mesmo de participar de percentual de futuras transferências do atleta para outras equipes.


Já os ônus é o que torna esse credenciamento caro demais. Esses ônus são as responsabilidades que o clube deve manter com os atletas da base em termos de estrutura, como manter em suas instalações dormitórios, assistência médica, nutricional, odontológica, psicológica, educação complementar, dentre outras exigências, todas de forma gratuitas ao atleta.


Infelizmente esse certificado tornou-se muito difícil de ser conquistado, razão pela qual temos pouquíssimos clubes detentores desses certificados no Brasil.


Em que pese as exigências encareceram a obtenção do Certificado de Clube Formador, basta lembrarmos que somente a venda de um atleta que tiver sucesso no futebol pode compensar toda a infraestrutura investida pelo clube formador.


ree



PHETERSON CALAZANS DO PRADO DUARTE

Sócio Fundador do Alves & Calazans Assessoria Jurídica

"Amante do Futebol"

 
 
 

Comentários


whatslhamarestaurante.gif

CONTATO

Rua Óbidos, esquina com Av. Osasco, nº 10, quadra 06, CPA I - Sala 103 - CEP 78055-055

Cuiabá/MT.

Telefone:

(65) 9.8121-6648 / (65) 9.9621-6648

(65) 9.8140-3648

Obrigado, entraremos em contato.

​​​​© 2020 por Maylson Rodrigues

bottom of page